O Que é Coaching

Coaching é um processo investigativo e tem como objetivo o desenvolvimento comportamental de um indivíduo, de um grupo ou de uma empresa, ampliando os resultados positivos, por meio de ferramentas e estratégias. Coaching é uma metodologia que conduz a “como sair de um ponto, o estado atual e chegar a outro ponto, o estado desejado”.

Este processo é conduzido por um profissional (coach), em parceria com um cliente (coachee). O papel do coach é desafiar o coachee para que alcance seus melhores resultados e expansão significativa da performance e produtividade pessoal e profissional desejada.

O processo de coaching tem como principais abordagens:

  • Investigação profunda.
  • Reflexão e conscientização de si mesmo.
  • Estrutura e foco nas ações.
  • Descoberta das qualidades e dos pontos de melhoria.
  • Ampliação da percepção de realidade.
  • Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida.

Por Que Coaching

Gestores e empreendedores estão cada vez mais conscientes de que o compromisso com o seu capital humano não é só com honorários. Uma empresa trabalha a seu favor quando desenvolve pessoas, tanto em competências técnicas, para o exercício de suas funções, quanto em habilidades comportamentais, para que alcancem alta performance e assim realizem os seus serviços de forma eficaz.

Mas na realidade, nem sempre uma empresa está em conformidade com as exigências de crescimento ou com o modelo desejado, para alcançar:

  • Vantagem competitiva.
  • Produtividade.
  • Valor do negócio.
  • Concorrência com o mercado.
  • Padrões elevados de consumo (serviços e produtos).
  • Inovação de tecnologias e processos.

Por traz de todo mau desempenho, inércia ou alteração regressiva de comportamento existe um motivo implícito, pois ninguém quer viver de insucessos. Sempre nos perguntamos o que ocorre com uma empresa ou profissional que performou e contribuiu positivamente, em determinado momento, e que não está mais alcançando suas metas e vantagens competitivas. Será que continuar no insucesso ou dispensar o profissional é o melhor caminho? Ou será que este fato deve ser investigado?

O coaching é um grande aliado no engajamento organizacional, considerando que é um processo com foco em desenvolvimento de competências comportamentais, em mudanças e resultados, para atingir metas, através de ações.

Tipos de Coaching

Cada modalidade de Coaching tem o seu propósito:

- Life Coaching: tem como finalidade a aplicação de processos de coaching individual ou em grupo, para alcance de metas e resultados profissionais e pessoais.

- Executive Coaching: é voltado para o mundo corporativo, visando o alinhamento de estratégias, identificação de missão, visão e valores, desenvolvimento de organizações, executivos, colaboradores e profissionais em cargos de liderança. O programa é sempre designado por uma organização, de acordo com seus objetivos. O desenvolvimento do coaching será alinhado a cultura da empresa e ao modelo de competências.

- Coaching Organizacional: com base nos objetivos da organização, o processo é específico no desenvolvimento de pessoas em gestão de mudanças. Permite minimizar resistência a mudanças nos níveis estratégico, tático e operacional.

- Coaching de Carreira: tem como principal objetivo apoiar pessoas que estão no processo de mudança em suas carreiras e/ou na busca e definição da carreira que irão seguir.

- Leader Coaching: desenvolve líderes, no aperfeiçoamento de qualidade das relações interpessoais, boa comunicação e novas possibilidades de evolução para si e para seus liderados, pois não priorizam apenas os resultados, mas também servir ao liderado em busca dos objetivos ao lhe propor desafios.

- Team Coaching: com base nos objetivos da organização e/ou objetivo comum, desenvolve equipes de forma que seu desempenho seja elevado, com foco na integração dos membros da equipe, bem como alinhamento organizacional.

                          Devemos ter em mente, que o ser humano foi feito para dar certo e vencer, cuidar do seu próprio 
                          crescimento, apoiar o desenvolvimento dos outros e contribuir com o universo em que está inserido!
                          Por este motivo, cada vez mais, organizações e pessoas estão investindo em Coaching !

​Autor: Graça Bogéa