INOVAÇÃO E PESSOAS NA GESTÃO DE SERVIÇOS: Ecossistema do Turismo na RMC - 10/setembro; Campinas (SP)

Os múltiplos desafios dos mercados atuais são uma grande ameaça, especialmente para o segmento de Turismo de Negócios. Isso porque as organizações deste segmento muitas vezes possuem fragilidades de capital financeiro e humano, competências internas e conhecimento especializado. Essas ameaças são enfrentadas através da implantação dos mais diferentes tipos de inovação. Sabemos que a inovação é o resultado da aplicação de novos conhecimentos na organização e, para tanto, as cooperações entre empresas, instituições de ensino e pesquisa e organismos governamentais são fundamentais, independente do porte das empresas, mas em especial para as MPE’s. Os ambientes criados através da cooperação interinstitucional são denominados de Ecossistemas Organizacionais, isso é, ambientes onde existem uma articulação entre os organismos públicos, a academia e o conjunto de empresas que atuam num dado segmento empresarial.

Os fundamentos, desafios e benefícios das cooperações em Ecossistemas de Negócios visando potencializar a inovação estarão no foco da próxima edição do evento Manhãs da Inovação, que acontecerá em 10 de setembro das 9h às 12h no auditório do CTI/“Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer”, em Campinas-SP. O projeto Manhãs da Inovação é uma iniciativa do Núcleo de Gestão Empresarial do CTI, instituição de pesquisa pertencente ao “Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”. Pela sua relevância, esse programa é financiado pelo CNPq desde 2009.

A edição de 10/setembro, com o título " Inovação e Pessoas na Gestão de Serviços”, conta com o apoio do CRCVB (Campinas e Região Convenction & Visitors Bureau) e a presença de dezenas de empreendedores. O evento reunirá especialistas do Visite Campinas, CTI, Razão Humana Consultoria, Representantes do setor de Turismo de Negócios, entre outras instituições de renome nacional. A palestra principal será proferida pelo Dr. Marco Silveira que é autor de dezenas de artigos e livros, professor em cursos de Doutorado (UNIFACCAMP) e de pós-graduação (UNICAMP), sendo também professor e consultor associado da Fundação Dom Cabral. Após palestras introdutórias, haverá um painel de debates com a presença de representantes de instituições relevantes, abordando a seguinte temática: "Os desafios para inovação do Turismo de Negócios para a RMC".

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo link: https://bit.ly/2Nj8JxN
Visite o site das Manhãs da Inovação e veja a grade de eventos para outras cidades. https://manhasdainovacao.com