Cenários

Procurar uma nova colocação não é tarefa fácil e dá muito trabalho, frase famosa do Sr. Thomas Case (fundador do Grupo Catho), mas minha ideia, neste artigo não é falar sobre a busca de uma nova colocação, este assunto fica para um próximo artigo
Hoje quero esclarecer algumas dúvidas que tenho recebido dos profissionais que estão buscando uma recolocação. A principal pergunta é: Por que as empresas não me chamam para entrevista, Tenho trabalhado arduamente em minha recolocação, com quase 1000 currículos enviados por semana (exageros a parte), mas é quase isto.
Pois bem, aí esta o problema... Envio de quase 1000 currículos por semana! Deve-se ter em mente que não é a quantidade de envios, mas a qualidade. É necessário uma análise consciente dos requisitos das vagas com o seu perfil/ experiência.

Com o mercado de trabalho complicado nos dias de hoje no Brasil, com muitas demissões e poucas contratações, há um numero grande de profissionais desempregados há vários meses. Isto gera vários sentimentos, um deles é o desespero - daí os profissionais começam a enviar o seu currículo para todas as vagas - incluindo vagas que não estão totalmente dentro do seu perfil.

Os filtros

Por isto, os RH´s, selecionadores e consultorias criaram os filtros para nos ajudar na análise dos perfis dos profissionais que se candidatam às vagas. Para toda vaga existe um cronograma do processo seletivo e temos que seguir este cronograma para atender aos requisitantes das vagas, com qualidade e agilidade. Quando divulgamos a vaga no mercado,os filtros são criados conforme os requisitos das vagas, esses podem ser: sexo,idade, formação acadêmica, localização, idiomas, conhecimentos específicos, etc. Esses existem para facilitar a análise dos currículos recebidos, pois é inviável analisar 1000 currículos por dia.

Se os profissionais não sabiam da existência dos filtros, ou não entendiam direito a importância disso – agora sabem – use os filtros a seu favor. E com esses filtros os currículos dos candidatos fora do perfil, NÃO SÃO ANALISADOS, pois nem chegam para o selecionador. O filtro é a porta de entrada para aproximar o profissional da empresa que está contratando.

Então se você quer ter um bom resultado em sua candidatura para vagas de empregos faça isso: primeiro avalie se realmente você atende aos requisitos da vaga. Se você realmente atender os requisitos da vaga, envie o seu currículo com uma breve carta de apresentação, ressaltando sua experiência com o perfil requisitado Lembre-se de escrever no assunto do e-mail o nome da vaga para a qual você esta se candidatando - isto também ajudará o selecionador. E por últumo, pode até trabalhar as 8 horas por dia na busca de sua recolocação, mas não esqueça de fazer um bom networking e de cuidar da sua saúde física – isso vai te ajudar quando se recolocar.

Por: Leidine Oliveira e Kátia Duarte Magalhães